domingo, 20 de janeiro de 2013

Curiosidade: Pedra Jade


A pedra Jade dentro da cultura chinesa é a jóia de mais alto valor, por repreesentar a pureza. É a pedra da serenidade, da vida.
É a pedra da pureza porque o melhor Jade é branco, leitoso e semitransparente. Não transparente como vidro ou cristal, mas permite-nos ver através dele. O Jade mais comum é aquele verdinho, mais popular e barato.

O Jade representa serenidade porque está sempre frio. Mesmo quado posto na mão quente ele mantém uma temperatura fria. Essa qualidade de não ser facilmente alterado é uma condição a ser perseguida por nós.
O Jade também é a pedra da vida porque tem grande capacidade de absorção e de troca de energia e de fluidos vitais.

Os monges chineses costumavam manter uma pedra de Jade de boa qualidade, branca, talhada em forma de disco, pendurada no pescoço, num cordão, como um talismã. Usada permanentemente ela absorve os fluidos do corpo, não a energia, mas os fluidos (o nosso corpo está o tempo inteiro eliminando fluidos).

A pedra de Jade mantida junto ao corpo troca os fluidos deste com os seus, tanto que, com o uso, ganha traços vermelhos, que perde se não for usada por algum tempo. Quando algo ruim sobrevem ou quando uma energia perversa atava o portador do talismã, o Jade se quebra. Então, a pessoa o retira agradecendo a jade por ter-lhe protegido. Ela absorve tanto os seus fluidos que se torna parte de você, e morre por você. Por todas essas qualidades representa a vida.

Fonte: Livro: Iniciação ao Taoísmo - Wu Jyh Cherng

Nenhum comentário:

Postar um comentário