sexta-feira, 14 de março de 2014

Gatorade, Marathon, Powerade, Taeq, Suum, Gu ou Herbalife: qual isotônico escolher?

O isotônico é um suplemento recomendado durante e depois de atividades físicas de longa duração e que exijam muito do atleta. A bebida repõe, através do processo osmótico, os sais minerais (como sódio e potássio) e carboidratos perdidos durante o exercício
Diversas marcas existem no mercado, mas qual é a melhor escolha? Veja a nosso guia comparativo com as principais marcas: Gatorade, Marathon, Powerade, Taeq, Suum, Gu e Herbalife.  
GATORADE
Um dos isotônicos mais populares é apresentado de forma equilibrada em relação aos concorrentes. Com o nível calórico médio, ele apenas fica atrás de outros na porcentagem de potássio.

Com 90 mg de sódio, ele deve ser evitado por quem não pratica exercícios, sofre de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial ou doenças renais, assim como qualquer outro isotônico.
 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
POWERADE
Melhor opção para os vegetarianos, por possuir vitaminas do complexo B - presentes na carne vermelha - o Powerade é o único da lista a possuir B3, além de B6 e B12. Ele também possui menos calorias do que o Gatorade. São 45 Kcal em relação às 48 Kcal do concorrente.
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
MARATHON
Mesmo sendo o isotônico mais calórico da lista (56 Kcal), o Marathon sai na frente quando o assunto é potássio. O mineral aparece com 69 mg.
 
 --------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
TAEQ
A marca do Pão de Açúcar possui menos sódio que os seus concorrentes (83 mg), mas se mantém na média em outras categorias. Apesar da principal função do isotônico ser repor os sais minerais, é uma boa opção para quem deseja reduzir o consumo de sódio diário.
 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
GU
Com bem menos calorias que os concorrentes (10 Kcal), o GU é efervescente e tem uma das maiores quantidade de sódio entre os pesquisados (320 mg). O potássio também aparece em grande porcentagem (55 mg), mas a taxa de carboidrato é a menor entre as marcas (1g).
 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
SUUM
Ganhador da categoria maior sódio (378 mg), o SUUM não contém calorias, além da grande quantidade de potássio (55 mg). O cloreto também aparece em elevado número (154 mg). Ele é o segundo da lista que possui vitaminas do complexo B, como a B5, B6 e B12. Além de conter vitamina C.
 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
HERBALIFE
O 24 Hydrate, da Herbalife, tem o maior nível de potássio da lista (89 mg), além de baixa taxa de carboidrato (4,0 g). O sódio é encontrado em nível alto (229 mg) e há vitamina C (18 mg) e B6 (0,50 mg).
 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TABELA NUTRICIONAL COMPARATIVA
Esta é a tabela com as informações nutricionais de cada isotônico, de acordo com a embalagem, cabendo ao consumidor comparar e escolher o mais adequado para a sua alimentação e necessidade.

Vale ressaltar que, segundo Danilo Balu, nutricionista (USP) e colunista do Webrun, os isotônicos são realmente funcionais apenas em corridas acima dos 42 quilômetros, pois menos que isso apenas ajuda na reposição de carboidratos. "Basicamente, a bebida deveria ser consumida somente em atividades com mais de 01h30 de duração e obedecendo a sede, não a quantidade recomendada pelo fabricante", ressalta Danilo.
 
 
 
Fonte: http://www.webrun.com.br/h/noticias/gatorade-marathon-powerade-taeq--suum-gu-ou-herbalife-qual-isotonico-escolher/15416/pag/9#exibir

Dieta balanceada substitui suplementação de maneira eficaz

Segundo nutricionista esportivo, cerca de 80% dos brasileiros que frequentam academias não necessitam de suplementos para reforçar o treinamento. Uso das substâncias visa obtenção de resultado rápido sem foco na saúde


Guilherme Viera, 33, diz ter uma alimentação balanceada. Ingere diariamente uma quantidade suficiente de todos os nutrientes que o corpo dele precisa. A barriga um pouco saliente, porém, entrega que o equilíbrio entre os treinos (seus esportes preferidos são corrida e ciclismo, “principalmente mountain bike em trilhas barrentas”) e a dieta esteja um pouco descompensado.

Segundo Vieira, ele segue uma dieta montada por uma nutricionista, mas não é sempre que consegue vencer suas tentações por carnes e doces. Além disso, consome certos suplementos nutricionais por conta própria para repor aquilo que acredita faltar em seu corpo após alguns quilômetros de corrida ou pedal. “Não tem jeito. O suplemento já virou parte da minha lista de compras do mês”, afirma o engenheiro civil.

Outro praticante de atividade física que também não se vê sem a sua porção de whey protein ali, à espera do fim da série de supino, é Lucas Cordeiro, 17. Em contrapartida, o adolescente reconhece que sempre abusa dos fast foods aos finais de semana. “Por isso queimo tudo na esteira e no futebol. Depois de ‘puxar ferro’, ‘mando’ o whey para crescer”, se explica o estudante.

Apesar dos perfis diferentes, os dois personagens dessas histórias têm em comum o uso de suplementos para eventual reposição de nutrientes que talvez o corpo deles não necessite. Esse comportamento é algo comum em praticamente todo o Brasil, afirma o nutricionista esportivo Alex Whitaker. “Até arrisco a dizer que cerca de 80% das pessoas que fazem academia hoje não necessitam da reposição de nutrientes de forma artificial”, pontua.


Essa atitude desmedia é apontada como sendo muito perigosa. Segundo Bianca Magnelli, a ingestão de suplementos sem prescrição de um profissional capacitado pode até levar a morte.

“Os praticantes de exercícios que possuem uma dieta balanceada não precisam de suplementos. Com nutrientes em excesso, e consumidos em longo prazo, corre-se o risco de sobrecarregar os órgãos. Existem muitas reações adversas e as mais graves são anormalidades hepáticas e renais, infarto do miocárdio, derrame, convulsões, psicose, arritmia e até a morte”, detalha a também nutricionista esportiva.

Em busca do corpo padrão- O perfil das pessoas que mais consome suplementos é de jovens fisicamente ativos. Esse grupo vê nos pós industrializados uma alternativa rápida para conseguir burlar o desenvolvimento natural do corpo. “Estudos mostram que os jovens estão preocupados com a aparência física e com o peso, o que os levam a treinar por razões estéticas”, esclarece Magnelli.


Como parte do processo da mercantilização da beleza, os potes de suplementos também passaram a integrar o ambiente de algumas academias, e muitas vezes a dividirem o espaço com aparelhos e salas de aula. “Dentro das academias têm lojas de suplementos que fazem algum tipo de convênio com o professor e eles acabam vendendo esses produtos indiscriminadamente”, lamenta Whitaker.

Suplemento, o bom moço- Apesar de todos os cuidados que precisam ser levados em conta sobre o uso indiscriminado de suplementos nutricionais, esse produtos podem trazer resultados satisfatórios. “Com uma orientação adequada e o acompanhamento de perto de um nutricionista e treinador a proteína, BCAA ou carboidrato podem potencializar o treino”, finaliza o nutricionista.

Fonte:http://www.webrun.com.br/h/noticias/dieta-balanceada-substitui-suplementacao-de-maneira-eficaz/15059