terça-feira, 17 de junho de 2014

Você conhece as novas modalidades de ioga??

AS NOVAS MODALIDADES DE YOGA RELAXAM A MENTE E AINDA DEFINEM AS CURVAS (Foto: Getty Images)
Para atrair adeptos da malhação intensa, as academias renovaram suas aulas de ioga. Agora, as posturas da conhecida prática indiana são mescladas com treinamento funcional, utilizam cordas, pranchas e movimentos ritmados. Assim, aliam o relaxamento e o trabalho de respiração com o desenvolvimento de força, equilíbrio e definição da musculatura. A seguir, algumas novidades.

PELOS ARES

Uma versão lúdica da prática oriental é o Flying Yoga, um método parecido com aulas de circo. Nele, o praticante faz os ásanas (posições) em tecidos suspensos. Seus principais benefícios são força, equilíbrio, flexibilidade e tonificação muscular.  A prática no tecido potencializa os efeitos do exercício, além de melhorar a concentração e a respiração. “É uma boa opção para intercalar com outras modalidades, como lutas, natação e musculação”, diz André Majer, professor da Cia Athletica, de São Paulo.
As aulas duram uma hora e queimam 350 calorias aproximadamente. É liberado para pessoas de todas as idades, mas é importante que o aluno não tenha labirintite e vá para a aula em jejum para evitar desconfortos em determinadas posições.

SURFISTA INDOOR
No verão passado, a prática de ioga em cima do stand up paddle (SUP) virou febre nas praias brasileiras e conquistou até atrizes, como Thaila Ayala e Carolina Dieckmann, e a top Izabel Goulart.. Coma chegada do inverno, criou-se a versão feita no solo, dentro da academia. A Bio Surf  Yoga, da Bio Ritmo, em São Paulo, é realizada em uma prancha semelhante à do SUP, mas sobre bosus, equipamentos em forma de meia bola que geram instabilidade e forçam o corpo a manter o equilíbrio.
A aula dura uma hora e meia e tem exercícios de alongamento e posições específicas da ioga, nas quais o aluno permanece por, no mínimo, 20 segundos. Pode ser praticada por atletas de todos os níveis, que variam a inclinação do acessório. “Os exercícios ajudam a desenvolver o equilíbrio e a trabalhar a musculatura do abdome, das costas e das pernas”, afirma a fisioterapeuta Mariana Michelin, da Bio Ritmo. Segundo ela, é possível queimar de 300 a 500 calorias por aula.

ENTRE NO RITMO
A Yoga Dance faz um mix de posturas tradicionais com movimentos ritmados inspirados na cultura indiana. “A dança temum papel importante na relação entre mente e corpo e, por isso, aumenta a energia e a disposição, além de trabalhar a autoconfiança”, diz a professora Fernanda Cunha, de Florianópolis (SC), pioneira da técnica no Brasil. Segundo ela, a prática melhora a flexibilidade, o tônus muscular e a saúde cardiovascular. “Não há contra indicações”, garante. O gasto calórico é de 200 calorias por hora, em média. Pode ser praticada na Yoga Flow, em São Paulo, ou em outros pontos espalhados pelo país.


Fonte:http://globo.com